Image Image Image Image Image Image Image Image Image

17 fev

By

Xarope de Milho de Alta Frutose

17/02/2014 | By |

Você já deve ter ouvido falar sobre ele e, se você toma refrigerantes, gosta de cereais cheios de açúcar ou come doces e biscoitos, você definitivamente já ingeriu o xarope de milho de alta frutose. Ele é um xarope claro e de consistência viscosa, que é adicionado a sopas, condimentos, cereais, embutidos, refrigerantes, sucos, iogurtes, biscoitos e até pães.

Existem cinco coisas que você deve saber sobre o xarope de milho de alta frutose e porque você deve cortá-lo completamente da sua alimentação.

  1. Contaminação por mercúrio – O xarope de milho de alta frutose é contaminado durante aaluminum-87966_640 sua produção e esta contaminação acaba indo para a sua comida. Também é conhecido por outros nomes, como glucose/frutose, isoglucose, xarope de glucose ou de frutose, xarope de alta frutose ou xarope de milho. Ao produzi-lo, enzimas são adicionadas para transformar a glucose em frutose. Uma destas enzimas, cloro-alcalina, contém mercúrio. Isto pode fazer com que metais pesados acumulem-se no seu corpo, causando sintomas como dor crônica, infecções crônicas como a cândida, enxaqueca e depressão.
  2. Pode mudar o seu cérebro – Pesquisas mostram que comer grandes quantidades de alimentos ricos em açúcar pode alterar a química do seu cérebro. O consumo constante de xarope de milho de alta frutose transforma a forma que o seu cérebro entende os sabores e você começa a querer coisas cada vez mais doces.
  3. Causa obesidade e diabetes – Apesar de ser considerado ‘seguro’ em muitos países, comer açúcar em excesso, especialmente xarope de milho de alta frutose, é uma das principais causas de obesidade e diabetes do tipo 2 no mundo todo. Ao processar o xarope de milho, a glucose e a frutose são separadas. Quando você consome este xarope, a frutose vai direto para o seu fígado, ativando a produção de gordura e, eventualmente, causando Doença Hepática Gordurosa. Um fígado gorduroso pode causar inflamações em seu corpo, resultando na resistência à insulina e no depósito de gordura ao redor dos órgãos.
  4. Estimula a comer cada vez mais – A produção do xarope de milho de alta frutose é extremamente barata. Isto significa que os alimentos que levam o xarope também são baratos. As indústrias podem oferecer porções maiores por preços menores. Se você observar os restaurantes de fast food, você vai perceber que o tamanho das bebidas aumentaram nos últimos anos. Uma Coca-cola grande no McDonald’s possui 700ml, ou seja, quase 1 litro de refrigerante, ao invés de 300ml, que seria a porção regular. Este refrigerante possui mais de duas vezes o tamanho da porção “recomendada”, o que significa que você estará consumindo mais que o dobro de calorias, mais que o dobro de carboidratos e mais que o dobro de xarope de milho de alta frutose. Você consegue imaginar como se sentiria se comesse isso todos os dias?
  5. Está matando as nossas crianças – Hoje em dias as crianças estão mais propensas àpacks obesidade do que qualquer geração anterior. Crianças precisam de transplante de fígado antes mesmo de tornarem-se adolescentes devido à Doença Hepática Gordurosa, resultado do consumo de refrigerantes e alimentos processados. A diabetes do tipo 2 era conhecida como “diabetes da idade adulta”, pois somente os adultos desenvolviam resistência à insulina ao longo da vida. Atualmente os médicos mudaram o seu nome, pois crianças menores de 10 anos já são diagnosticadas com resistência à insulina ou diabetes do tipo 2. As crianças são mais suscetíveis ao vício pelo doce sobre o qual falamos anteriormente, pois o cérebro delas está se desenvolvendo rapidamente, o que facilita tornar os sabores doces viciantes. Aqui temos uma estatística assustadora para você: a atual geração de crianças é a primeira a possuir expectativa de vida menor do que a dos seus pais, isto deve-se aos maus hábito alimentares e, em especial, ao consumo de xarope de milho de alta frutose.

Nós não estamos tentando dizer que todos os açúcares são ruins e que você nunca mais deveria comer nenhum deles. Nós queremos que você escolha os alimentos que são naturalmente doces, como maçãs e mangas. E, se quiser comer uma guloseima, prepare você mesmo ou compre em algum lugar de confiança que use apenas ingredientes saudáveis. Tente utilizar outros adoçantes em quantidades limitadas para adoçar biscoitos, chás ou bolos. Você pode optar pelo açúcar de coco, stevia (livre de maltodextrina ou aspartame) ou mel.

Levar um estilo de vida saudável não significa abrir mão de todas as coisas gostosas, mas sim de ter certeza de que você está usando os ingredientes certos. Alternativas saudáveis estão sempre disponíveis. Você tem apenas que estar aberto e disposto a encontrá-las.

Esperamos que tenha gostado deste artigo. E se achar que alguém mais pode se beneficiar com ele, por favor, compartilhe!

Viva uma vida extraordinária!


Laura & Tammy

Referências

Staying Healthy with Nutrition.  Haas, Elson 1992

http://www.hsph.harvard.edu/obesity-prevention-source/obesity-trends/global-obesity-trends-in-children/

http://www.argentinaindependent.com/currentaffairs/newsfromargentina/expanding-waistlines-obesity-in-argentina/

http://www.ipsnews.net/2012/10/argentina-fighting-the-worst-child-obesity-rate-in-the-region/

http://www.mercola.com/Downloads/bonus/danger-of-corn-syrup/report.aspx

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/02/14/Most-Common-Source-of-Calories-in-US-is-LOADED-With-Mercury.aspx

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2013/08/28/sugar-consumption.aspx

https://www.eatrightontario.ca/en/Articles/Carbohydrate/What-you-need-to-know-about-high-fructose-corn-syr.aspx

http://www.mayoclinic.org/high-fructose-corn-syrup/expert-answers/FAQ-20058201

http://recipes.howstuffworks.com/high-fructose-corn-syrup.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Chloralkali_process