Tensão Pré-Menstrual (TMP) é algo da qual muitas mulheres sofrem. Cólicas, inchaço, retenção de líquido e alteração de humor são sintomas que podem ocorrer durante a semana anterior à menstruação. A boa notícia é que existem muitas formas naturais para você tratar e prevenir a TPM.
O melhor ataque é a boa defesa, e essa frase é verdadeira especialmente com a TPM. Tudo o que você precisa é de algumas adições à sua rotina diária para ajudar a prevenir a TPM antes que ela comece.
Muitos sintomas da TPM podem ser atribuídos pela grande quantidade de estrogênio no corpo.
Na verdade, na segunda metade do seu ciclo o estrogênio cresce e a progesterona diminui. Normalmente, o excesso de estrogênio é processado pelo seu fígado, mas se o seu fígado já estiver sobrecarregado tentando processar outros agentes químicos, ele não será capaz de eliminar estrogênio adequadamente.
Se o nível de estrogênio aumenta no seu organismo, isto pode causar dor de cabeça, cólica, mau-humor, ansiedade e inchaço. Para ajudar seu fígado a desintoxicar, procure tomar suco de limão com água morna todas as manhãs e chá dente-de-leão durante o dia.
Outra ótima forma de controlar a TPM é através da sua alimentação. A TMP normalmente vem com desejos, inchaço, constipação e sintomas de hipoglicemia. Você pode preparar o seu corpo e evitar estes sintomas seguindo uma alimentação rica em fibras e vegetais folhosos. Evite os lanches açucarados e salgados, especialmente quando você está perto da menstruarão, eles farão com que os sintomas fiquem ainda piores.
Beba muita água, sucos verdes, vitaminas verdes e chá de camomila. Fazer uma dieta líquida no primeiro dia vai ajudar imensamente.
Se você está no meio de uma TPM brutal, aqui estão algumas dicas para reduzir os sintomas:
– Magnésio é um ótimo analgésico; tomar 1 colher de chá antes de dormir parece ser muito útil para muitas. Eu uso e gosto muito da marca Calm, mas você pode escolher outra marca de confiança em seu país.
– Experimente opções naturais para controlar o seu fluxo. Muitos absorventes internos e externos possuem componentes químicos que podem penetrar em seu corpo e desregular o balanço natural de hormônios. Usar algo como absorventes de pano reutilizáveis ou um coletor menstrual (como DivaCup) podem ajudar a reduzir as cólicas e manter os produtos químicos nocivos longe do seu corpo.
– Atividades físicas e massagem podem ajudar a aliviar a TPM. Experimente algo leve, como caminhadas ou ioga para soltar e alongar os músculos tensos. Exercícios também liberam dopamina e serotonina, que são responsáveis pelo alívio da depressão e da ansiedade e ajudam na sensação de prazer.
– Você também pode experimentar automassagens para aliviar as cólicas. Use óleo essencial de lavanda ou gerânio misturados com óleos de massagem para promover relaxamento e equilíbrio. Comece pela parte interior da coxa direita e virilha e massageie indo em direção às costelas, com punhos fechados. Massageie toda a área das costelas e então desça em direção à virilha e coxa esquerda.
A TPM pode der desconfortável e dolorosa, mas com apenas algumas adaptações e mudanças você será capaz de prevenir os piores sintomas e tratar o restante naturalmente e saudavelmente. Ela pode ser dramaticamente aliviada e até mesmo eliminada, apenas incorporando uma alimentação saudável e também hábitos mais saudáveis.
O corpo foi feito para ser saudável, e não para estar doente ou com dor. Dê ao seu corpo o que ele precisa e ele vai responder com muitas recompensas. O mais importante é manter uma alimentação limpa para prevenir os sintomas desagradáveis.
Esperamos que tenha gostado deste artigo. E se achar que alguém mais pode se beneficiar com ele, por favor, compartilhe!
Viva uma vida extraordinária!
Laura & Tammy