Estimule seu sistema imunológico com Kimchi (vegetais fermentados)
14/11/2014 | By Laura Luis | 11 Comments
É quase impossível ter um sistema imunológico forte sem probióticos (bactérias boas). Há muitos iogurtes e outras bebidas “probióticas” no mercado que prometem deixá-lo mais saudável. Não se engane com rótulos brilhantes e marketing. Essas bebidas e iogurtes geralmente estão cheios de açúcares e outros ingredientes que, na verdade, alimentam as bactérias ruins que causam inflamação e debilitam a sua imunidade.
Com o uso maciço de antibióticos hoje em dia e o consumo absurdo de álcool, cafeína, transgênicos e alimentos processados, a maioria das pessoas tem deficiência de probióticos. O interessante é que esses amigos microscópicos formam 80% de nosso sistema imunológico. Eles formam uma espécie de exército visceral que protege você, por isso, você deve consumi-los todos os dias. Você vai querer soldados saudáveis para proteger você do inimigo, não os bêbados e preguiçosos!
Exemplos de probióticos e bons alimentos fermentados são o chucrute (repolho fermentado), missô de arroz orgânico ou missô de soja orgânica (pessoalmente, prefiro o de arroz), tempeh orgânico (sementes de soja fermentadas), kefir de água ou água de coco, e kimchi.
A receita de hoje é de kimchi, um alimento fermentado delicioso que mistura alguns vegetais. Muito parecido com o chucrute, o kimchi leva mais sabor à mesa por ter na receita mais variedade do que apenas repolho.
Ingredientes:
- 1 maçã orgânica
- 2 cenouras médias orgânicas
- 2 beterrabas pequenas orgânicas
- 1 repolho verde ou chinês orgânico
- 1 cebola pequena orgânica
- 1 dente de alho orgânico
- 2 talos de aipo orgânico (feito em suco)
- Sal marinho (opcional)
Modo de Preparo:
- Bata todos os ingredientes, menos o aipo em um processador de alimentos, ou pique os vegetais bem finos. Extraia o suco dos talos de aipo e separe. Você vai precisar dele depois.
- Coloque todos os vegetais processados numa tigela ou numa panela grande. Massageie os vegetais com suas mãos (bem limpas) até que um líquido comece a sair dos vegetais. Lembre-se de fazer isso com amor. ;
- Acrescente o suco de aipo e continue a massagear. O suco de aipo acrescenta sódio natural e outros minerais aos vegetais. Você pode também não usar o suco de aipo mas, nesse caso, adicione sal marinho antes de começar a massagear. Não coloque sal demais, no máximo 1/2 colher de chá para esta quantidade de vegetais.
- Usando um pote de boca larga, coloque os vegetais lá dentro pressione-os para o fundo para que você consiga incluir o máximo possível dentro do pote, deixando um pouquinho de espaço em cima. Pressione com seu punho (limpo) até que o líquido suba e cubra os vegetais.
- Coloque um pote menor ou uma garrafa de vidro pequena com água em cima dos vegetais (uma bolsa ziploc com água também vai servir), isso é para manter a pressão nos vegetais. Eles precisam estar cobertos com o líquido para que não entrem em contato com o ar, senão, vão apodrecer. Não devem existir bolhas de ar entre os vegetais.
- Cubra por com um pano de prato ou um filtro para fazer leite de castanhas, para afastar os insetos. Deixe descansar por pelo menos uma semana. Depois disso, o tempo a mais que você deixar vai depender do quão azedo você vai querer os seus vegetais fermentados. Quanto mais você deixar descansar, mais azedo vai ficar. Depois que você decidir o quanto você quer deixá-los fermentando, remova o pote menor cheio d’água, feche o pote com o kimchi e coloque na geladeira. Isso vai para parar o processo de fermentação.
OBS.: Assim que os vegetais começarem a fermentar, a salmoura vai começar a transbordar. Assegure-se de colocar um prato embaixo do pote para que sua cozinha não fique uma bagunça. De uma conferida todos os dias e aperte o pote pequeno com água para manter os vegetais bem condensados no fundo do pote.
Um sistema imunológico forte é possível e ele começa na sua cozinha. Procure comer alimentos fermentados todos os dias e você vai estar pronto para o que der e vier!
Aproveite!
Espero que tenha gostado desta receita. E se achar que esta receita pode fazer alguém feliz, por favor, compartilhe!
Viva uma vida extraordinária!
-
Laura
Meus pais aqui no Brasil e meus avós na Italia faziam vegetais fermentados,mas não usavam
sal e cozinhavam os vegetais antes.Ainda preparo os meus assim.As beringelas ficam deliciosas.Vou experimentar com os vegetais crus.Nós usamos uma erva italiana chamada
finochio,você conhece? lembra um pouco a erva doce,dá um toque especial nos fermentados.
Bacana a tua preocupação com o bem estar das pessoas.-
Marco, você fermenta os vegetais cozidos? parece-me que essa é uma conserva e não um fermentado em si. Se você adiciona vinagre – é isso mesmo. A grande diferença entre eles é que no da Laura, há probióticos, no seu modo não há. O cozimento faz matar as bactérias que fermentam a não ser que você adicione os vegetais cozidos aos crus pra fermentarem.
Eu não conheço essa berinjela Finochio! POxa. Vou procurá-la. Obrigada pela dica.
-
-
Adorei…….vou fazer….grata
-
Muito bom, claro e informativo. Vc. sabe como se faz a fermentação com ajuda de válvula “airlock”?
-
O interessante da airlock é que você pode deixar fermentando com maior segurança, por muito mais tempo e não ter desperdício dos vegetais. Faço os meus, sempre, com mais de um mês de fermentação em airlock – os probióticos acabam sendo de outra qualidade e quantidade. O complicado é fazer o airlock funcionar já que o oxigênio não pode entrar e gás deve sair do pote. Fiz vários experimentos até conseguir um pote que, realmente, funcione.
-
-
Em casa consumimos bastante kimchi. Até então era por causa do delicioso sabor. Agora que descobri os benefícios dele, ele estará ainda mais presente
-
Laura, é isso aí! Exatamente, o que penso.
-
Bom dia Laura!
Existe algum vídeo de vocês com o passo a passo dia alimentos fermentados?
Comments