A batata-doce tem muitos benefícios à saúde. Ela é uma verdadeira usina geradora de nutrição. E este prato vai provar isso.
Os fatos
A batata-doce contém:
- Vitamina C, que reforça o sistema imunológico.
- Ferro, que dá energia.
- Vitamina B6, que tem um efeito calmante.
- Carotenoides, como betacaroteno, um precursor da Vitamina A, que é essencial para a vista e tem um poderoso antioxidante que fortalece seu sistema imunológico.
- Magnésio, é um mineral utilizado em muitas funções corporais, mas a maioria das pessoas têm deficiência dele. É essencial para o coração, para os ossos, para a saúde muscular e para a função dos nervos. É o mineral que lhe permite relaxar.
- Potássio, junto com o magnésio, é um dos eletrólitos necessários para o coração e para a função dos músculos, assim como a dos rins. A maioria das pessoas tem excesso de sódio em seus corpos e muito pouco potássio, o que leva a problemas nos rins e no coração.
É bom para a diabete
A batata-doce estabiliza os níveis de açúcar no sangue, o que a torna um bom alimento para os diabéticos. Ela não eleva os níveis de açúcar no sangue como a batata comum faz.
A batata-doce é, de longe, minha fonte de carbo-hidratos e minha raiz preferida. Não só por causa dos benefícios que acabei de mencionar, mas também porque são muito versáteis. A batata-doce pode ser cozida no vapor, fervida, grelhada ou virar um delicioso purê. Seu sabor é sempre incrível.
Esta é uma das minhas receitas preferidas. Essa combinação é absolutamente DELICIOSA! Sem falar em todo seu valor nutricional. Além do mais, o óleo de coco ajuda a absorver os carotenoides (que a couve-galega também tem). Esta é uma receita anti-inflamatória incrível!
Senhoras e senhores, aqui está meu prato de Batata-doce-palha refogada com couve-galega, que é bom para todos!
Ingredientes:
- 4 batatas-doces orgânicas médias, descascadas e em cortadas em palha (pode ser em cubos bem pequenos mas quanto menor o tamanho, menor também o tempo de cozimento)
- 1 alho-poró picado
- 2 xícaras de couve-galega
- 3 cl. de sopa de óleo de coco
- alecrim fresco
- orégano fresco
- 1/4 de cl. de chá de cominho
- 1/4 de cl. de chá de pimenta-caiena
Modo de Preparo:
- Aqueça uma panela de ferro ou de aço inoxidável.
- Acrescente 2 colheres de sopa de óleo de coco e espere até que ele aqueça.
- Refogue o alho-poró até que fique macio. Depois, acrescente a batata-doce e refogue por mais 15 minutos.
- Nos últimos 5 minutos, acrescente a couve-galega já aquecida no vapor, alecrim, orégano, cominho, pimenta-caiena e cozinhe tudo por mais 5 minutos ou até a batata-doce estar cozida.
- Deixe descansar por uns 5 minutos e sirva.
Você pode comer este prato sozinho ou como um acompanhamento. O doce da batata-doce combinado ao salgado da couve-galega equilibra os sabores. Na minha opinião essa combinação é extremamente gratificante nos meses mais frios do ano, mas você pode prepara-la a qualquer hora, em qualquer estação. Eu prefiro comer no jantar por causa de seus efeitos calmantes, melhora a qualidade do meu sono.
Aproveite!
Espero que tenha gostado desta receita. E se achar que esta receita pode fazer alguém feliz, por favor, compartilhe!
Viva uma vida extraordinária!