Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Você pensava que comer chocolate era algo proibido?

16/04/2014 | By | No Comments

Você gosta de chocolate? É claro que sim! Todo mundo adora um pedacinho doce e saboroso de chocolate de vez em quando. As pessoas comem chocolate há milhares de anos e assim aproveitam os benefícios que ele traz para a saúde. Mas o chocolate que você compra hoje em dia é muito diferente da versão mais saudável que os Maias comiam. Ele é preparado com utilização de calor, processado, cultivado e muitas vezes misturado com ingredientes de procedência duvidosa. Isso tudo termina com muitos dos benefícios positivos do chocolate, tornando-o uma guloseima gostosa, mas nada saudável, que todos nós conhecemos. Mas existem algumas maneiras de você saber se está consumindo um chocolate de boa qualidade.

Nas lojas, procure por cacau ou chocolate in natura, ou ainda como em inglês, “raw”. O chocolate in natura não é aquecido e processado na sua fabricação, como são os chocolates comerciais. Ele é preparado a partir do grão de cacau, que é seco naturalmente no sol e moído para virar cacau em pó. Este processo permite que o alimento mantenha as suas enzimas e bactérias naturais. As bactérias encontradas no chocolate in natura trabalham juntamente com os probióticos encontrados no seu sistema digestivo para aumentar a ação de antioxidantes e anti-inflamatórios no seu corpo. Os ácidos graxos essenciais encontrados no chocolate in natura também são conhecidos pela sua capacidade de baixar o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol, fazendo com que o chocolate “raw” e o cacau sejam super alimentos a serem mantidos na nossa dieta.

ARTICLE - Chocolate - body

Se você sofre de fadiga adrenal, complicações nos rins ou fígado, comer chocolate ou cacau pode não ser uma boa ideia. Os estimulantes contidos no cacau podem agitar as funções dos rins e fígado.

Outra coisa que devemos considerar é o impacto ambiental e comercial que o a produção de chocolate tem no nosso planeta. Grande parte do cacau é colhido no oeste da África, onde o trabalho infantil é prevalecente. O óleo de palma é um dos principais ingredientes dos chocolates comerciais e a extração deste óleo tem um grande impacto nas florestas e vida selvagem. Estes ingredientes vêm do mundo todo para as industrias que produzem chocolate, fazendo com que o impacto ambiental da produção do chocolate seja grande.

Além disso, também é importante ressaltar que a porcentagem de cacau que você normalmente vê na embalagem dos chocolates é relacionada com a sua proporção em relação aos outros ingredientes (açúcar, leite, lecitina, emulsionantes). Sempre escolha aqueles que sejam, no mínimo, 70% cacau. Desta forma, você vai garantir que está consumindo o melhor do cacau e evitando os efeitos perigosos do açúcar e outros ingredientes mencionados anteriormente.

Escolher um chocolate produzido em condições comerciais justas, vegano e in natura proporcionará para você um produto com diversos benefícios para a saúde. Seu coração, mente e consciência agradecerão.

Esperamos que tenha gostado deste artigo. E se achar que alguém mais pode se beneficiar com ele, por favor, compartilhe!

Viva uma vida extraordinária!


Laura & Tammy

Referências:

Submit a Comment