Image Image Image Image Image Image Image Image Image

19 maio

By

No Comments

Que raios é Comércio Justo?

19/05/2014 | By | No Comments

Pode ser que você já tenha visto o termo ou selo “comércio justo” nas embalagens da comida que compra e tenha se perguntado, que raio é isso?

Há muita informação que está escondida por detrás dessas palavras.

Alguma vez você se queixou de que o governo não faz o suficiente para evitar ou inclusive acabar com a pobreza no mundo? E se dissermos que você tem o poder de parar com a pobreza? Sim, VOCÊ.

Isso é o que acontece quando você decide comprar produtos de Comércio Justo:

  • Proteção dos direitos do trabalhador. O Comércio Justo é uma forma de comercialização que está baseada no diálogo, na transparência e que garante que os trabalhadores não vão ser explorados.
  • Proteção do meio ambiente. A certificação do Comércio Justo protege o meio ambiente ao tornar financeiramente viável que os trabalhadores preservem a floresta ao invés de depredar e trabalhar contra da natureza, e que não tenham que vender suas terras a grandes empresas que eventualmente iriam desflorestar a área.
  • Minimização dos químicos que são usados na produção de comida e roupa. O Comércio Justo restringe os químicos que podem ser usados.
  • Proteção das crianças. O Comércio Justo possui fortes padrões que proíbem o trabalho infantil e o tráfico de crianças. Isto é essencialmente importante nas indústrias do café, cacau e na indústria têxtil.
  • Respeito a identidade cultural. O Comércio Justo celebra a diversidade cultural das comunidades, respeitando as tradições indígenas e mantendo o patrimônio cultural dos produtores.

Os produtos do Comércio Justo são mais caros?

De jeito nenhum. Marcas que não pertencem ao Comércio Justo são geralmente as que têm uma longa cadeia de intermediários até que os produtos cheguem ao consumidor, tornando-os ainda mais caros do que deveriam ser. Muitas vezes o preço dos produtos convencionais é mais baixo em detrimento dos temas acima mencionados.

No entanto, os produtos do Comércio Justo são normalmente negociados apenas entre os produtores e distribuidores, cortando assim custos desnecessários.

Se um produto tem selo de Comércio Justo significa que é também Orgânico?

Ainda que muitas vezes os produtos de Comércio Justo sejam também orgânicos, isso não significa que seja sempre assim. Os produtos orgânicos têm que estar identificado como orgânicos e ter o selo “Orgânico”.

Aqui vão alguns exemplos do selo em produtos que são de Comércio Justo e Orgânicos simultaneamente:

Fair trade 1

Fair trade 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como é que sei se um produto é de Comércio Justo?

Tem que procurar selos como estes abaixo (os selos podem variar segundo o país):

2

 

 

3

Fair trade 7

Acesse os sites para saber mais informação sobre negócios e certificações de Comércio Justo internacional (em inglês):

Organizações nacionais:

Ao tomar decisões conscientes todos os dias, temos o poder de mudar o mundo a cada compra.

Esperamos que tenha gostado deste artigo. E se achar que alguém mais pode se beneficiar com ele, por favor, compartilhe!

Viva uma vida extraordinária!

Laura & Tammy

Submit a Comment