Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Problemas digestivos? Experimente este suco verde

28/11/2014 | By | 4 Comments

Desde que me lembro, tenho problemas digestivos. Na verdade, a maioria das pessoas tem dificuldades de digestão e sintomas como gases, arrotos e refluxo, mas elas acham que é normal. Eu também pensava isso. Hoje as coisas estão muito melhores para mim, mas se eu não seguir um protocolo anti-inflamatório, posso facilmente irritar meu estômago.

O que define a sua saúde?

A saúde do seu trato intestinal determina sua saúde geral. Como gosto de dizer, tanto a saúde quanto a doença começam no seu intestino. Se você não cuidar dele, provavelmente sofrerá vários tipos de problema ao longo da sua vida e, em muitos casos, não vai saber o que os causou.

Não ser capaz de digerir alimentos de forma adequada também compromete a absorção de nutrientes, isso pode levar a subnutrição ou aumento de peso. Basicamente, você começa a ter deficiências e alguns outros problemas começam a surgir. Por exemplo, seu trato intestinal pode ficar muito suscetível a fungos, parasitas e bactérias más que causam ainda mais inflamação e outras doenças.

O Dr. Alejandro Junger exemplifica de forma muito inteligente quando diz: “quando há uma doença com uma planta ou uma árvore, o jardineiro não procura pelo problema nas folhas, ele vai até as raízes da planta”. Nosso sistema digestivo é para nós o que as raízes são para a planta. Se nossas raízes não forem saudáveis, muito provavelmente nós vamos sofrer.

Há uma solução

Lembro de momentos em que parecia que tudo o que eu comia me deixava inchada e me causava dor. Quando você tem problemas digestivos, encontrar alimentos que não irritam seus sistema é muito difícil. Mas esses problemas digestivos me levaram a encontrar uma solução alternativa para minha barriga inchada ao invés dos comprimidos que os médicos em geral receitavam. Com o tempo, descobri quais alimentos têm propriedades anti-inflamatórias e isso me deu um alívio muito grande.

A minha forma preferida de obter nutrientes e ajudar com a digestão é tomando sucos verdes. Mas… preciso te dar um conselho. Por muito tempo, eu acrescentava frutas aos meus sucos que, com o tempo, acabando piorando as coisas.  Eu tinha ainda mais gases porque eu estava alimentando as bactérias más que viviam na minha barriga. É isso mesmo! Até mesmo os açúcares das frutas causam inflamação, especialmente quando elas são consumidas sem as fibras (em sucos).

O suco que vou apresentar hoje tem apenas um pouco de abacaxi, e o motivo para isso é que o abacaxi contém bromelaína, uma enzima que tem efeitos anti-inflamatórios. Mas assegure-se de colocar SÓ um pedacinho ou deixe o abacaxi de fora e coma-o depois do seu suco.

Ingredientes:

  • 1/2 pepino grande:hidrata seu cólon e contém o mineral enxofre, que promove a regeneração dos tecidos.
  • 4 talos de aipo: tem sódio natural, que ajuda com a eliminação e também promove a produção  de HCL (ácido clorídrico), que ajuda na digestão.
  • 3 cm do talo de erva doce ou funcho: alivia os gases presos.
  • 1 limão, descascado: propriedades antibactericidas.
  • 1 pedaço de gengibre (cerca de 1 cm): este é um dos melhores alimentos para ativar o “fogo” do estômago e ajudar a digerir melhor seu alimento. Ele também é um remédio anti-inflamatório poderoso.
  • 1/4 de repolho-roxo pequeno: repolho-roxo é um dos melhores alimentos para aliviar o estômago e o forro intestinal e, ao contrário do que muitos pensam, ele é gostoso.
  • 1 fatia fina de abacaxi (opcional): propriedades anti-inflamatórias. Contém bromelaína, uma enzima que reduz a inflamação e auxilia o sistema imunológico.

Modo de preparo:

Processe todos os ingredientes em uma suqueira do tipo mastigadora (minha preferida) ou centrífuga para extrair o suco. Se você não tiver uma suqueira, processe os ingredientes em um liquidificador e esprema a polpa com um filtro ou coador de pano (para leite de castanhas ou queijo) ou passe na peneira para separar o suco das fibras.

Sirva e aproveite!

Espero que tenha gostado desta receita.
E se achar que esta receita pode fazer alguém feliz, por favor, compartilhe!

Viva uma vida extraordinária!

Laura

Decida fazer parte do grupo de pessoas Mais Felizes e Saudáveis.

Comments

  1. Isabel Sallum

    Tem algum momento do dia em que eh melhor que eu tome este suco para obter o maximo de beneficios?

    • Laura Luis

      No começo do dia, com o estômago vazio!

  2. Sandra Schwingel

    Eu tomo água com limão em jejum. Este suco pode ser depois disso?

    • Laura Luis

      Pode sim!

Submit a Comment

Já baixou o ebook?

Conheça 7 pilares simples que podem ser aplicados no seu dia-a-dia para ter mais energia

You have Successfully Subscribed!