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Os Benefícios da Vitamina Verde

17/03/2014 | By | 2 Comments

A vitamina verde é tendência de saúde e chegou para ficar. Existem diferentes combinações e receitas para você experimentar, todas elas cheias de sabor e nutrientes. Elas são fáceis de preparar,  baratas e uma ótima forma de ingerir aquela porção extra de frutas e vegetais diariamente. De acordo com a Dr. Ann Wirmore, uma das pioneiras no conceito de alimentação viva e na prática de saúde holística e fundadora do Hippocrates Health Institute, “consumir clorofila é o mesmo que receber uma transfusão de sangue saudável”. Infelizmente, muitas pessoas não consomem as quantidades necessárias de alimentos verdes.

Vitamina são ótimas opções de lanches e, se você adicionar uma fonte de proteína, ela pode facilmente substituir uma refeição. E além disso, as vitaminas são uma forma excelente e fácil de consumir a dose de clorofila diária que necessitamos.

Tipicamente as vitaminas verdes são compostas por 3 partes: uma parte verde, uma parte doce e uma parte líquido. Quantidades equivalentes de cada uma das partes (ainda que cada parte tenha mais de um ingrediente) resultam sempre em uma deliciosa vitamina. Se você mantiver estas 3 partes em mente, terá sempre uma vitamina verde maravilhosa.

Muitas pessoas escolhem o espinafre para ser a parte verde da vitamina. Ele possui grande concentração de ferro, vitamina A, K, fibras e proteínas. O seu sabor suave é facilmente mascarado pelos outros ingredientes e, por isso, é uma boa opção para quem está começando caso ainda não se sinta “confortável” com as verduras na vitamina. Outras opções são a couve, a acelga ou a alface- romana. Todas elas possuem as mesmas vitaminas que o espinafre, mas algumas são folhas um pouco mais duras (neste caso, sempre retirar o talo). Se você não possui um liquidificador potente, talvez não consiga atingir a textura cremosa que queremos na vitamina, neste caso, deixe bater por bastante tempo e faça em menor quantidade.

O espinafre é rico em ácido oxálico e por isso tem sido alvo de algumas controvérsias. O excesso de oxalato no corpo pode ter efeitos colaterais negativos, como por exemplo o aumento da chance de pedra nos rins. Por isso, é melhor revezar o tipo de verdura que você coloca em sua vitamina, para não consumir espinafre todos os dias.

O sabor adocicado da vitamina quase sempre vem de uma fruta. Frutas vermelhas, bananas ouARTICLE - green smoothie - body manga são muito populares porque incorporam-se à mistura com facilidade. Adicionar bananas à vitamina dará a ela uma base de sabor que ajudará a “mascarar” o gosto das verduras que você utilizar.  Adicione uma fruta tropical para turbinar a vitamina C, ou frutas vermelhas para um toque de antioxidantes e belas colorações. Utilizar frutas congeladas pode dar à sua vitamina uma consistência similar a de um milk-shake e também aumentar o volume da sua bebida.

Existem muitas opções de ingredientes líquidos para adicionar às vitaminas. Você pode utilizar água pura ou adicionar muito mais sabor e nutrientes se optar por leite de amêndoas ou água de coco.

E para que sua vitamina seja equivalente a uma refeição, você vai precisar adicionar uma proteína e uma gordura boa para torná-la completa. A combinação de uma proteína em pó, para lhe deixar satisfeito por algumas horas, com uma pasta de castanha por exemplo (como avelã ou amêndoa), são a melhor maneira de completar o seu smoothie.

Você ainda pode complementar com alguns reforços nutricionais, como:

  1. sementes de linhaça ou chia, para adicionar ácidos graxos essenciais, cálcio e ferro,
  2. gengibre, para aquecimento e digestão, ou
  3. spirulina, para uma dose extra de proteína, magnésio e potássio.

Vitaminas são um excelente complemento para a sua dieta alimentar e também uma ótima opção para quando você está super ocupado e não consegue parar para fazer uma refeição completa. As vitaminas são super práticas e portáteis, além disso você consumirá uma boa dose de vitaminas e minerais.

De acordo com Victoria Boutenko, profissional reconhecida mundialmente, professora de alimentação viva, chefe de cozinha e autora de quatro livros, “a ingestão regular de vitaminas verdes ajuda a formar o bom hábito de consumir alimentos verdes. Depois de algumas semanas consumindo estas vitaminas, muitas pessoas começam a gostar e desejar alimentos verdes. Comer as quantidades ideais de verduras é um problema muito comum, principalmente tratando-se de crianças.”

Experimente tomar uma vitamina no seu próximo lanche ou refeição, você não vai se arrepender!

Esperamos que tenha gostado deste artigo. E se achar que alguém mais pode se beneficiar com ele, por favor, compartilhe!

Comments

  1. Ana

    Oi meninas. Eu amo fazer com couve, mas também já ouvi que não é bom consumi-la muito por interferir na tireóide, então pensei em fazer um smoothie uma vez por semana com espinafre, uma vez com couve e nos outros dias com outras folhas. Mas tentei com alface e achei o gosto péssimo. Vocês tem mais sugestões de folhas verdes para rotacionar? Ou talvez não seja tão ruim assim consumir essas folhas mais de uma vez por semana?

    • Laura Luis

      Olá Ana,

      Se você tem problemas com a tireóide então não é mesmo bom consumir alimentos da família Brassica (couve, brocolis, couveflor etc) assim como a soja. O que vc pode fazer é cozinhar a couve no vapor e, como vc mesma disse falou, rotacionar as folhas. É uma pena que não goste de alface, na minha opinhão é a folha mais neutra, que menos gosto tem, mas a gente é diferente… 🙂 De uma maneira geral, quanto mais escura a folha, mais forte o gosto e mais nutrientes tem. Verduras como couve, rúcula, dente-de-leão, e também ervas como cilantro e salsinha, são ótimas opções. O espinafre contem muito ácido oxálico, outro motivo pelo qual é bom rotacionar as verduras. Mas, assim como a couve, vc pode cozinhá-lo no vapor para diminuir o conteúdo do ácido oxálico antes de colocá-lo no seu smoothie.

      Espero ter respondido a sua pergunta.
      Abraços

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