Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Estimule seu sistema imunológico com Kimchi (vegetais fermentados)

14/11/2014 | By | 9 Comments

É quase impossível ter um sistema imunológico forte sem probióticos (bactérias boas). Há muitos iogurtes e outras bebidas “probióticas” no mercado que prometem deixá-lo mais saudável. Não se engane com rótulos brilhantes e marketing. Essas bebidas e iogurtes geralmente estão cheios de açúcares e outros ingredientes que, na probiotics2verdade, alimentam as bactérias ruins que causam inflamação e debilitam a sua imunidade.

Com o uso maciço de antibióticos hoje em dia e o consumo absurdo de álcool, cafeína, transgênicos e alimentos processados, a maioria das pessoas tem deficiência de probióticos. O interessante é que esses amigos microscópicos formam 80% de nosso sistema imunológico. Eles formam uma espécie de exército visceral que protege você, por isso, você deve consumi-los todos os dias. Você vai querer soldados saudáveis para proteger você do inimigo, não os bêbados e preguiçosos!

Exemplos de probióticos e bons alimentos fermentados são o chucrute (repolho fermentado), missô de arroz orgânico ou missô de soja orgânica (pessoalmente, prefiro o de arroz), tempeh orgânico (sementes de soja fermentadas), kefir de água ou água de coco, e kimchi.

A receita de hoje é de kimchi, um alimento fermentado delicioso que mistura alguns vegetais. Muito parecido com o chucrute, o kimchi leva mais sabor à mesa por ter na receita mais variedade do que apenas repolho.

Ingredientes:RECIPE - Kimchi body

  • 1 maçã orgânica
  • 2 cenouras médias orgânicas
  • 2 beterrabas pequenas orgânicas
  • 1 repolho verde ou chinês orgânico
  • 1 cebola pequena orgânica
  • 1 dente de alho orgânico
  • 2 talos de aipo orgânico (feito em suco)
  • Sal marinho (opcional)

Modo de Preparo:

  • Bata todos os ingredientes, menos o aipo em um processador de alimentos, ou pique os vegetais bem finos. Extraia o suco dos talos de aipo e separe. Você vai precisar dele depois.
  • Coloque todos os vegetais processados numa tigela ou numa panela grande. Massageie os vegetais com suas mãos (bem limpas) até que um líquido comece a sair dos vegetais. Lembre-se de fazer isso com amor. ;
  • Acrescente o suco de aipo e continue a massagear. O suco de aipo acrescenta sódio natural e outros minerais aos vegetais. Você pode também não usar o suco de aipo mas, nesse caso, adicione sal marinho antes de começar a massagear. Não coloque sal demais, no máximo 1/2 colher de chá para esta quantidade de vegetais.
  • Usando um pote de boca larga, coloque os vegetais lá dentro pressione-os para o fundo para que você consiga incluir o máximo possível dentro do pote, deixando um pouquinho de espaço em cima. Pressione com seu punho (limpo) até que o líquido suba e cubra os vegetais.
  • Coloque um pote menor ou uma garrafa de vidro pequena com água em cima dos vegetais (uma bolsa ziploc com água também vai servir), isso é para manter a pressão nos vegetais. Eles precisam estar cobertos com o líquido para que não entrem em contato com o ar, senão, vão apodrecer. Não devem existir bolhas de ar entre os vegetais.
  • Cubra por com um pano de prato ou um filtro para fazer leite de castanhas, para afastar os insetos. Deixe descansar por pelo menos uma semana. Depois disso, o tempo a mais que você deixar vai depender do quão azedo você vai querer os seus vegetais fermentados. Quanto mais você deixar descansar, mais azedo vai ficar. Depois que você decidir o quanto você quer deixá-los fermentando, remova o pote menor cheio d’água, feche o pote com o kimchi e coloque na geladeira. Isso vai para parar o processo de fermentação.

OBS.: Assim que os vegetais começarem a fermentar, a salmoura vai começar a transbordar. Assegure-se de colocar um prato embaixo do pote para que sua cozinha não fique uma bagunça. De uma conferida todos os dias e aperte o pote pequeno com água para manter os vegetais bem condensados no fundo do pote.

Um sistema imunológico forte é possível e ele começa na sua cozinha. Procure comer alimentos fermentados todos os dias e você vai estar pronto para o que der e vier!

Aproveite!

Espero que tenha gostado desta receita. E se achar que esta receita pode fazer alguém feliz, por favor, compartilhe!

Viva uma vida extraordinária!

Laura

Comments

  1. Marco Antônio Manes

    Laura
    Meus pais aqui no Brasil e meus avós na Italia faziam vegetais fermentados,mas não usavam
    sal e cozinhavam os vegetais antes.Ainda preparo os meus assim.As beringelas ficam deliciosas.Vou experimentar com os vegetais crus.Nós usamos uma erva italiana chamada
    finochio,você conhece? lembra um pouco a erva doce,dá um toque especial nos fermentados.
    Bacana a tua preocupação com o bem estar das pessoas.

    • Laura Luis

      Olá Marco Antônio!
      Obrigada pela mensagem. Sim conheço e uso “finochio” muito nas roupas, adoro! Quando era criança, num terreno na esquina da minha casa, tinha finochio selvagem e eu e meu irmão íamos sempre “roubar” :).
      Beijos!

    • MARIA MANOELA DE LIMA CAMPOS TORRES

      Marco, você fermenta os vegetais cozidos? parece-me que essa é uma conserva e não um fermentado em si. Se você adiciona vinagre – é isso mesmo. A grande diferença entre eles é que no da Laura, há probióticos, no seu modo não há. O cozimento faz matar as bactérias que fermentam a não ser que você adicione os vegetais cozidos aos crus pra fermentarem.
      Eu não conheço essa berinjela Finochio! POxa. Vou procurá-la. Obrigada pela dica.

  2. cleusa

    Adorei…….vou fazer….grata

  3. Helvis Duarte

    Muito bom, claro e informativo. Vc. sabe como se faz a fermentação com ajuda de válvula “airlock”?

    • Tammy Peix

      Oie! Não, nunca a utilizamos. Super beijo

    • MARIA MANOELA DE LIMA CAMPOS TORRES

      O interessante da airlock é que você pode deixar fermentando com maior segurança, por muito mais tempo e não ter desperdício dos vegetais. Faço os meus, sempre, com mais de um mês de fermentação em airlock – os probióticos acabam sendo de outra qualidade e quantidade. O complicado é fazer o airlock funcionar já que o oxigênio não pode entrar e gás deve sair do pote. Fiz vários experimentos até conseguir um pote que, realmente, funcione.

  4. Gustavo Fabrício

    Em casa consumimos bastante kimchi. Até então era por causa do delicioso sabor. Agora que descobri os benefícios dele, ele estará ainda mais presente

  5. MARIA MANOELA DE LIMA CAMPOS TORRES

    Laura, é isso aí! Exatamente, o que penso.

Submit a Comment

Já baixou o ebook?

Conheça 7 pilares simples que podem ser aplicados no seu dia-a-dia para ter mais energia

You have Successfully Subscribed!