Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Como seguir metas em grupo ajuda a manter o foco

02/04/2018 | By | No Comments

Traçar metas pode até ser algo simples, porém a consistência em segui-las com foco e disciplina pode ser algo desafiador para muita gente. Especialmente, se a pessoa está cercada de amigos ou familiares que não compreendem muito bem seus objetivos ou que possuem prioridades completamente diferentes das suas.

Não que não seja importante conviver com diferentes pontos de vista ou estar em meio à diversidade, mas se você sente dificuldades em conversar profundamente sobre seus projetos ou sente que ninguém te acompanha nem te apoia poderá encontrar problemas em manter o foco e disciplina e levar suas metas até o fim.

E que tal seria, mais do que encontrar um profissional capacitado para te acompanhar, encontrar um grupo no qual você possa compartilhar interesses, experiências e interagir com motivação em busca de objetivos comuns?

Uma vasta pesquisa de 10 anos, iniciada em 2002 pelo psicólogo norte-americano John Cacciopo, da Universidade de Chicago, revelou que sentir-se socialmente isolado pode causar mais danos que fumar. A análise de 70 estudos combinados, com mais de três milhões de participantes ao longo do período, demonstrou que a solidão aumenta o risco de morte em 26%, aproximadamente o mesmo que a obesidade, conforme afirmado por Cacciopo em artigo publicado em 2016, no periódico El País.

Isso porque, em casos de isolamento crônico, ocorre no corpo um aumento dos níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse, baixa de imunidade, aumento da pressão arterial e prejuízo à performance cognitiva. Pessoas solitárias tendem a ter menos perseverança, o que provoca dificuldade em adotar novos hábitos de vida mais saudáveis, como iniciar uma atividade física ou novas dietas.

O poder de entrar em sintonia

Entrar em sintonia em grupo é uma das chaves para a motivação

Aqui não se trata de estar sozinho de fato, mas sim do sentimento e sensação de solidão. Muitas vezes podemos estar rodeados de pessoas, amigos e familiares, mas não nos sentirmos em sintonia com ninguém. Inclusive no mundo digital, as redes sociais podem acabar potencializando um falso sentimento de conexão.

Para mudar de padrão, o primeiro passo seria entender que não há nada de errado com você nem com as pessoas ao seu redor. Longe de gastar energia tentando convencer quem está ao seu redor a te acompanhar nas mudanças que está implementando, ou ainda pior, tentar se adequar aos outros e abandonar suas metas, uma das soluções mais eficazes seria encontrar um grupo em que você compartilhe de interesses e experiências comuns.

A mudança de mindset se torna mais consistente em comunidade, há mais apoio e compreensão para superar os desafios, além de promessas públicas serem altamente poderosas para a nossa mente. Fisicamente, com relações de qualidade, ocorre a melhora dos padrões de estresse, do sono e do bem-estar geral.

Sabendo disso, a PuraEco possui um programa de imersão e conexão no qual o grupo de relacionamento in loco é a base. No Energize Live, treinamento presencial de dois dias, são disponibilizadas estratégias de melhoria da saúde física, mental e emocional, que auxiliam a manter o foco e disciplina para você Ter Uma Vida Com Mais Qualidade.

Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o programa Energize Live que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho de 2018, em São Paulo.

Em grupo, fica mais fácil seguir firme na sua jornada!

Submit a Comment

Já baixou o ebook?

Conheça 7 pilares simples que podem ser aplicados no seu dia-a-dia para ter mais energia

You have Successfully Subscribed!