Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Como aumentar o consumo de verduras no seu dia-a-dia

15/03/2018 | By | No Comments

Por que será que as verduras aparecem e somem de uma dieta com tanta facilidade? Falta de planejamento ou de novas ideias de consumo? O fato é que a maioria das pessoas não consegue inserir as verduras na dieta de maneira duradoura…

Por isso, se com frequência você se sente com cansaço físico e baixa vitalidade mental, uma alimentação balanceada é um dos primeiros objetivos a se buscar na transformação para uma vida mais saudável. Além de nutrir, as verduras promovem uma limpeza em todo o seu organismo, uma vez que o seu teor de alcalinidade possui propriedades desintoxicantes e auxilia inclusive na eliminação de metais pesados no corpo.

Elas são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras, trazem uma excelente dose de energia e atuam na prevenção do envelhecimento precoce, obesidade e diversas doenças crônicas, como diabetes. Aumentar as porções diárias de folhagens, como couve, espinafre, alface, rúcula e brotos, é essencial e vamos te mostrar como.

Veja 3 dicas de como aumentar o consumo de verduras no seu dia-a-dia:

1. Aumente a organização semanal

Por serem alimentos facilmente perecíveis, as verduras podem acabar estragando na geladeira se não receberem a devida atenção. E é justamente essa característica que faz com que muitas pessoas tenham dificuldade ou até mesmo preguiça de comprar verduras.

É interessante, portanto, se planejar e criar uma rotina que englobe desde a compra até o preparo. Com os alimentos já prontos para o consumo e ao seu alcance a qualquer hora, fica mais fácil a ingestão e a falta de tempo não será desculpa! Há alguns passos básicos que você pode seguir para facilitar seu dia-a-dia:

  • Procure deixar as verduras limpas e acondicionadas no mesmo dia das compras;
  • Higienize todas juntas antes de guardá-las;
  • Opte por congelar (as propriedades nutricionais permanecem e a durabilidade aumenta);
  • Armazene em recipientes do tamanho ideal das suas porções.

2. Inicie as refeições com saladas ou sopas


Salada: ótima opção para entradas (Fonte: banco de imagens/Pixabay)

Nem todos têm o hábito de iniciar suas refeições com entrada diariamente. Porém, essa pode ser uma ótima estratégia para aumentar seu consumo de verduras e inovar sua alimentação, seja no verão ou inverno. Como são leves e geralmente de baixa caloria, saladas e sopas constituem um prato complementar sem afetar sua refeição principal.

Além disso, as próprias verduras apresentam uma vantagem: elas fazem parte da categoria de alimentos que eu chamo de “somatórios”, ou seja, você não precisa trocar a sua alimentação como outros alimentos ricos em nutrientes, como a spirulina por exemplo. Você pode acrescentá-las no seu dia-a-dia sem substituir ou se privar de nada.

Para as saladas, apenas evite molhos industrializados e opte pelos orgânicos. Nas sopas, inclua hortaliças como couve, espinafre, agrião, bertalha e chicória e também evite tabletes de tempero pronto.

3. Inclua suco verde na sua rotina:


Suco verde: simples e nutritivo (Fonte: banco de imagens/Pixabay)

Para aqueles que não gostam do sabor amargo de determinadas verduras, o suco é uma ótima opção, já que você pode preparar a receita com vegetais mais doces, como cenoura, beterraba e abobrinha, ou até mesmo adicionar meia maçã ou pera, caso seu paladar ainda não esteja limpo o suficiente. Assim, será possível ingerir uma quantidade ideal de hortaliças e na sua forma crua, o que é ainda mais poderoso para a sua saúde.

Opte pelas folhagens orgânicas e organize seu congelador com as porções necessárias para cada preparo. Desse modo, é só colocar no liquidificador, bater com outros ingredientes, coar e tomar.

Os sucos devem ser preferencialmente tomados em jejum para aumentar a capacidade desintoxicante. E para aumentar ainda mais essa propriedade, você pode adicionar coentro, salsa, limão ou ainda algum superalimento, como a spirulina.

A spirulina auxilia na prevenção de diversas doenças, como o câncer, e pode ser usada como um suplemento diário na sua alimentação, uma vez que é rica em propriedades antioxidantes. Adicionada aos seus sucos, além do efeito desintoxicante, irá aumentar a qualidade nutricional da sua receita e trazer mais energia ao seu corpo e sua mente.

Se você quer saber mais sobre esse superalimento ou se ainda não conhece a spirulina, conheça agora:

E depois de todas essas dicas, é só correr para a feira e colocar tudo em prática! Pensando nos benefícios para a sua saúde, principalmente a longo prazo, fica mais fácil manter o foco e ter um prato (e copo) verde todos os dias!

Submit a Comment

Já baixou o ebook?

Conheça 7 pilares simples que podem ser aplicados no seu dia-a-dia para ter mais energia

You have Successfully Subscribed!