Image Image Image Image Image Image Image Image Image

02 maio

By

7 Comments

Açaí com banana caseiro

02/05/2014 | By | 7 Comments

Desde que conheci a fruta açaí, virei fã instantaneamente. Isso já tem uns quatro anos. Enquanto morei em Toronto, eu comprava caixas de açaí orgânico congelado, que era muito caro, mas eu sempre dava um jeito de ter um pouco na minha geladeira.

O açaí em si não é doce e, para muita gente, ele tem gosto de terra. É por isso que os brasileiros (é daí que vem o açaí) acrescentaram outras coisas para que ficasse mais saboroso. O ingrediente obrigatório é o xarope de guaraná que, infelizmente, já não é mais xarope de guaraná, mas xarope de glucose e já vi até uma marca que usa xarope de milho.

O outro ingrediente que está sempre presente com o açaí é a granola. A granola que é comercializada também é bem doce. Com estes dois ingredientes, o açaí, que bastante saudável em si, vira uma montanha de açúcar com açaí.

A primeira vez que eu visitei o Brasil depois de ter descoberto o açaí, fui logo pedindo à Tammy que me levasse para comer açaí. Depois de visitar vários lugares em busca do açaí “sem xarope”, finalmente cruzamos com alguém que o fazia fresco na hora. Para mim, açaí com banana não precisa ser adoçado se a banana estiver madura. Porém, tem sido difícil achar lugares em que usam bananas maduras.

Agora que estou no Brasil, achei alguns lugares onde vendem açaí puro congelado. Sempre tenho algumas caixas no congelador e esta receita transformou-se em um dos meus lanches preferidos de quase todas as tardes.

Açaí caseiro, adoçado com frutas e com granola sem açúcar.

Ingredientes:

  • 2 bananasRECIPE - Home made Açaí with banana - body
  • 1 pacote de açaí congelado
  • 1 Colher de chá de guaraná em pó
  • 1 xícara de mirtilo (blueberry) congelado.
  • 1 Colher de sopa de maca

Cobertura:

  • 2 Colher de sopa de aveia sem glúten
  • 1 Colher de sopa de goji berries
  • 1 Colher de sopa de pedaços de cacau
  • Bananas fatiadas
  • 1 xícara de cubos de gelo

Como fazer:

  • Ponha as duas bananas, o açaí, maca e o guaraná em pó no liquidificador com um pouco de água, o bastante para que seja fácil bater.
  • Depois de bater os ingredientes, acrescente o gelo até que tenha uma consistência de sorvete (um pouco mais suave).
  • Sirva numa tigela e ponha a cobertura em cima do preparado.

Aproveite uma colherada de cada vez!

Espero que tenha gostado desta receita. E se achar que esta receita pode fazer alguém feliz, por favor, compartilhe!

Viva uma vida extraordinária!
Laura

Comments

  1. Aline

    Estou em busca do Açaí puro, poderia me falar as marcas ou o nome dos seus fornecedores?

  2. Tem que ter muito cuidado mesmo pedidndo açai sem xarope! Estou no aeroporto de Guarulhos, fiquei muito feliz em encontar um ponto de comida saúdavel com açai, cupuaçu etc, normalmente dificil encontrar num aeroporto. Perguntei ao atendente se a açai já veio com xarope e ela diz que não. Que ótimo, pedi uma acai misto com cupuaçu sem xarope e com uma banana batida. Fiquei de olho durante a preparação e repeti varias vezes para não colocar o xarope. A primeira coisa, depois de bater o cupuaçu era colocar 3 colheres enormes de açucar. Eu quase gritei e eles refizeram com novo cupuaçu, e depois adicionarem a açai sem xarope. Esqueceram de bater a banana juntos, queriam cortar e colocar em cima e eu aceitei por não querer perder o vôo. E que horror! A açai estava tão doce que eu perguntei se já tinham colocado xarope ou açucar e a moça falou que a doçura era da próprio fruta.

    Acabei não comendo a açai, tentando so comer a parte do cupuaçu.

    Tem que ter cuidado, pois as pessoas não sabem que a açai não é doce, que tem que explicar que já vem adoçada. Vai ser uma luta de longa duraçao mas pelo menos consegui encontrar um lugar em Salvador que compra a açai não adoçada.

    • Laura Luis

      É um desafio mesmo, mas vamos vencer 😉

  3. Renato

    Olá. Só para eu entender melhor: Esse açaí congelado, sem xarope, que vocês compram, é a própria fruta congelada? Ou uma polpa congelada?
    Abraço

    • Laura Luis

      Fruta e polpa congelada.

  4. Lono

    Caramba, é muita besteira junta, a maioria não sabe exatamente nada, e uma minoria acha que conhece tudo. Antes de opinar estudem um pouco mais. Não tem noção do que estão consumindo. A indústria de alimentos é cruel. A desinformação pior.

Submit a Comment

Já baixou o ebook?

Conheça 7 pilares simples que podem ser aplicados no seu dia-a-dia para ter mais energia

You have Successfully Subscribed!